quinta-feira, 26 de maio de 2011

Comentários da obra Lira dos Vinte Anos

O estudo foi dividido em três capítulos, sendo que o primeiro fará um levantamento do Romantismo, enquanto escola literária, bem como a manifestação do ser romântico, abordando o estudo do eu-lírico caracterizado pela dualidade de Ariel X Caliban. O segundo capítulo tratará do erotismo, do modo como se manifesta, do modo como o eu-lírico o representa em sua escritura. O terceiro capítulo destacará a análise poética do erotismo manifestado nos poemas da Lira. Finalmente, o erotismo configura-se na obra, por um ímpeto desejo amoroso do eu-lírico, que cria um novo lugar, no qual o imaginário e o real se fundem numa perfeita harmonia, cuja metáfora utilizada é capaz de promover um novo ambiente, capaz de comportar o imaginário (eu) e o real (outro), de modo a evidenciar que o erotismo-romântico é mais que uma manifestação humana, é uma manifestação do íntimo do eu-lírico que, ao perceber-se no mundo, canta os seus sentimentos amorosos ao observar a amada.

Por Gisele Aparecida Ribeiro


http://www.academicoo.com/tese-dissertacao/o-desvelar-do-erotismo-na-lira-dos-vinte-anos-de-alvares-de-azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário